quinta-feira, 17 de março de 2011

As usinas nucleares japonesas

O japonês é um povo reconhecidamente bem organizado da história recente tem mostrado a sua capacidade de se recuperar de catástrofes.

Hoje pela manhã li a manchete do jornal O Globo no jornal da TV de que uma fonte norte-americana informava que o Japão havia perdido o controle com relação às explosões nas usinas nucleares.

Agora no dia 28 de março completará 32 anos o acidente em Three Mile Island. Em 26 de abril de 1986 aconteceu o desastre de Chernobyl que daqui a um mês completará 25 anos. E agora no Japão. Não sei se houve mais algum acidente além destes três. Enquanto que nos dois primeiros casos foram acidentes provocados pelo equipamento e que no caso de Chernobyl com uma combinação de falha humana, no caso do Japão a causa foi um acidente natural.

Há algo que une os três acidentes: perda de controle sobre o equipamento. Parece-me que foi dominado o processo da fusão, mas inda não foi dominado (ou conhecido) o processo de interrupção da fusão. Leva-nos concluir que se sabe ligar a chave, mas não se sabe desligar.

Nenhum comentário: