segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Moral sexual

A fotógrafa britânica Helen Aller, de 29 anos, publicou imagem que mostra um recém-nascido ao lado da cicatriz da cesariana que salvou a vida dele e a da mãe. A imagem causou polêmica na internet, incluindo comentários positivos, mas também foi denunciada no Facebook como conteúdo impróprio (http://mulher.terra.com.br/vida-de-mae/bebe-ao-lado-de-cicatriz-de-cesarea-tem-milhoes-de-views-na-web,4a966cf8ed988e6fb82ca76a9d8d8e7d3nwvRCRD.html ).

Lendo a matéria resolvi refletir sobre a moral sexual, ainda envolta por muitas ideias religiosas, fonte de contradições que muitas vezes se chocam com o bem-estar da parturiente e do nascituro.

- 0 -

O motel é um local desterritorializado porque as pessoas podem ali fazer coisas que a moral não permite que se faça em áreas territorializadas. Nosso quarto nupcial (bacana! Notei isto depois que escrevi) é um local territorializado e por isto teremos que transar escondidinho. Sem qualquer ruído. A cama não pode ranger. No motel pode-se ouvir gente gozando, principalmente mulheres, que são as mais cerceadas. Quando uma mulher casada (permitida para transar – em silencio) engravida, “dá a luz” uma criança, diz-se “como a maternidade é divina”! A não entendo. Como uma coisa divina decorre de algo considerado feio?

A nossa moral, a moral religiosa em particular, é assexual. Conserva em formol a visão platônica que o corpo é a prisão da alma. A transa é natural, natureza, não tem a divindade da alma. Hoje se discute (ainda!) quando o feto adquire alma. Como se discute algo que nem se sabe se existe?

O Facebook é platônico. Os fundadores desta rede social devem ser fundamentalistas (inclusive o brasileiro. Mas o brasileiro é brasileiro? Pelo que sei os Estados Unidos não reconhecem a dupla cidadania). A fotografia sugere por onde “se mete” (para engravidar) e por onde se nasce. É muito telúrico para o religioso que se guia pelas ideias religiosas.


Dá para entender como “pensam” os robôs censores do Facebook? Por vezes eles erram. Erram tanto que andaram confundindo cotovelos com mamilos.

Nenhum comentário: