quarta-feira, 2 de junho de 2010

Os cinco hipócritas de 2009

Comentei no texto anterior os conceitos petistas de estadista e de soberania. No dia 20/12/2009 o jornal El País, da Espanha, publicou uma matéria enumerando os cinco hipócritas de 2009. O Presidente Lula da Silva foi um deles. E o autor da matéria enumera as contradições que lhe deram este “título”.

Transcrevo, abaixo, parte desta matéria. Quem desejar ler a matéria original encontrará o em http://www.elpais.com/articulo/internacional/hipocritas/2009/elpepiint/20091220elpepiint_7/Tes.

Cinco hipócritas de 2009

Moisés Naím, 20/12/2009

RRever algumas das mais flagrantes a hipocrisia dos poderosos do mundo é instrutiva. Revela as tendências globais, as contradições e vulnerabilidades elite da moda. É por isso que eu decidi oferecer a minha lista muito pessoal e subjetiva de algumas das grandes hipócritas de 2009.

1. Banqueiros.

2. Tony Blair.

3. Os homens líder do Partido Republicano.

4. Os juízes britânicos que emitiu o mandado de Tzipi Livni.

5. Lula da Silva. O Presidente do Brasil declarou que Hugo Chávez é o melhor presidente da Venezuela dos últimos 100 anos. Nunca ouvimos Lula falar das condutas autoritárias do seu amigo venezuelano, mas temos visto atacar furiosamente as recentes eleições em Honduras. E na mesma semana recebeu Mahmoud Ahmadinejad com todas as honras, cuja vitória eleitoral também é questionada. O que tiveram as eleições no Irã que as de Honduras? Tiveram uma enorme fraude, morte, tortura e brutal repressão ordenada pelo governo de Ahmadinejad. O afável líder brasileiro parece não haver tomado conhecimento.

Nenhum comentário: