domingo, 12 de setembro de 2010

AMOR NA INTERNET - QUANDO O VIRTUAL CAI NA REAL

Disponível em http://www.inpasex.com.br/publicacoes_livros.asp . Acesso em 12/09/2010.
AMOR NA INTERNET - QUANDO O VIRTUAL CAI NA REAL
A Internet uniu pessoas do mundo inteiro, facilitou a vida de pesquisadores e cativou uma nova geração de filhos da tecnologia. Para desvendar o complexo mundo dos encontros amorosos que vem criando-se há alguns anos na Internet, descobrir como funciona o namoro na rede e o que pensam as pessoas que freqüentam esses ambientes virtuais, a jornalista Alice Sampaio se fez de cobaia: cadastrou-se em vários sites de encontros e freqüentou salas de bate-papo por dezesseis meses.

O resultado dessa pesquisa está
em Amor na Internet – Quando o virtual cai na real, primeiro livro da jornalista. Uma estréia com muita propriedade, já que, antes de aventurar-se na ficção, Alice Sampaio preferiu começar com o que mais entende: jornalismo. O livro é uma grande reportagem, que lhe custou dois anos de trabalho e procura desvendar todas as facetas de um mundo onde a paquera se dá de forma invertida - primeiro a conversa e só depois o encontro visual -, e que já atrai milhões de brasileiros. Um mundo complexo, pouco pesquisado, mal compreendido e cujo uso cresce em progressão geométrica. "De tanto ler reportagens louvando a Internet como o grande lugar para encontrar o amor", explica Alice Sampaio, "cadastrei-me em alguns sites de encontros e passei oito meses em busca de um namorado na rede."

O material colhido para Amor na Internet – Quando o virtual cai na real nasceu dos e-mails trocados com 58 pessoas, nove das quais Alice conheceu pessoalmente. "Não sei se por curiosidade ou hábito investigativo, não me desfiz de nenhuma das conversas", confessa a autora. Em meio à profusa troca de mensagens, Alice ficou abismada com a dissimulação, as mentes confusas e o desencontro profundo entre as expectativas masculinas e femininas, mas também fez amigos. Com cada homem com quem teclava, aproveitava para sondar seus pensamentos e desejos, entrevistando-os sem que percebessem.

Além de usar a Internet, passou catorze meses entrevistando mais de uma centena de pessoas, para ter certeza de que estava mesmo tirando a média do que se passava no universo dos e-mails. "Alguns dos entrevistados me cederam seus arquivos e pude usar os próprios e-mails deles", conta. Selecionou dezessete histórias, ocorridas com pessoas entre 18 e 56 anos, e descreveu cada uma sem poupar os detalhes mais picantes.

Ela também pediu a ajuda de renomados psicólogos, psiquiatras e sexólogos para refletir sobre o que está acontecendo nos relacionamentos amorosos - na Internet e fora dela. Participam do livro Oswaldo M. Rodrigues Jr, Luiz Cuschnir, Ronaldo Pamplona da Costa, Edson Engels, Moacir Costa, Rosely Sayão, Paulo Gaudencio, Lídia Aratangy, Hugo Fagundes, Maria Rita Seixas, Eduardo Ferreira-Santos, Aurea Roitman, Christina Freire, Sergio Perazzo, Claudia Corbisier, Carla Zeglio, Rubens Coura e Marcelo Augusto Toniette. Por fim, ela convidou o antropólogo Mauro Cherobim para ler todas as histórias e comentar o fenômeno socialmente.
Amor na Internet – Quando o virtual cai na real é um livro inteligente, divertido e oportuno, que faz uma reflexão bem-humorada sobre esse fenômeno típico de nossos dias, e aponta os caminhos para a difícil realização amorosa na Internet (incluindo dicas para namorar na rede e lista com os melhores sites de encontros). Mais informações: http://www.record.com.br

Nenhum comentário: