Na minha percepção
(até posso estar errado) esta questão de conspiração é besteira, mas como somos
mortais temos que levar isto em consideração.
Eu sou do tempo da aviação
arco e flecha. Naquele tempo havia uma expressão que dizia que avião não cai; é
derrubado. E havia três causas principais que derrubavam um avião: problemas
mecânicos, problemas atmosféricos e problemas humanos. Estas três causas sempre
estão associadas.
Do meu tempo para
hoje, relativamente tem caído menos aviões, pois o número deles é cada vez
maior. Como também é bem maior o número de altas autoridades voando pelos céus
do mundo. Outro dia o Presidente Temer foi a Portugal ao velório de Mário Soares
e voltou em seguida. Lula vivia voando pelos céus africanos e da América
Central fazendo palestras. E que palestras!
Existem abusos e
alguns descuidos. Outro dia estava vendo (num vídeo) a investigação acerca de
um acidente de uma aeronave com pane seca (falta de combustível). Uma empresa
americana adquiriu um Airbus no Canadá. Os padrões de volume nos EUA e na
Europa são diferentes. Pelos instrumentos do caminhão tanque o avião estava abastecido,
mas o a quantidade de combustível não era suficiente para o voo. No caso do
avião da Varig que caiu na Amazônia, uma vírgula colocada na direção do voo,
talvez por descuido do comandante e/ou do copiloto, o avião ao invés de ir para
nordeste foi para oeste.
O litoral sul do
Estado do Rio e o norte de SP são sujeitos a muitas variações atmosféricas e isto tem causados alguns
acidentes com aeronaves de pequeno porte, e o mais conhecido foi o que matou
Ulisses Guimarães.
Além disto, estes
centros de análise de causa de acidentes, como é o CENIPA, no Brasil, são de
interesses não só para perícia judicial, mas de descoberta de características
técnicas que se evidenciam num momento especial e que foram despercebidos nos
testes de fabricantes, simuladores de voo, etc.
Há outro fator que
se deve levar em considerações. No caso do Ministro Teori, por exemplo. Ele era
responsável pelo processo da Lava Jato no STF e isto o tornava portador de uma
memória não compartilhada, e com isto todos os nexos entre um caso e outro. Nós
não somos eternos, somos mortais. Quem assumir no seu lugar talvez venha a
reinterpretar tudo o que o antecessor sabia. Não falo em desonestidade.
Da mesma forma, não
vi e nem li nada que falasse em comandante e/ou copiloto. Parece que havia
somente um piloto. E se der um “piripaque” neste piloto? Será que não foi isto
o que aconteceu com as queda desta aeronave em Parati? A necropsia do piloto
deverá ser feita com muita atenção.
O CENIPA não é órgão
político; é um órgão técnico. E a Beechcraft Corporation já
deve estar com representantes para acompanhar as investigações. E assim é no
mundo todo. Existem tratados internacionais. O que deve ser pensado é de um
cargo como o do Teori deveria ter um copiloto. Pensar como se nem o avião tinha
copiloto?
Um comentário:
Pode ser. Afinal somos mortais e humanos e, como tais, propensos ao erro. Mas, que é bem conveniente esse desaparecimento isso lá é. Assim como Tancredo Neves morreu de uma doença até então não detectada, assim como Celso Daniel também morreu num momento importante, assim como Eduardo Cunha também morreu num momento importante. Chego a imaginar que Deus não é brasileiro coisa nenhuma e que fomos enganados quanto a isso. Mesmo assim fico esperando que Papai Noel me traga um bom presente ao término de cada ano. Ou será que ele também não existe?
Abraços grande mestre.
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