quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Cinco hipócritas de 2009

Eu publiquei este texto em 02/06/2010. Já havia publicado antes. Não me lembro onde


Comentei num texto anterior os conceitos petistas de estadista e de soberania. Comentava que apesar de os blogs petistas alardearem as características de Lula como estadista, eu nunca achei que ele fosse. Mas como corria dinheiro e os blogueiros eram bem pagos, “vendia-se” esta imagem de Lula. Mas a imprensa internacional já comentava a sua hipocrisia política, confirmada pela operação Lava Jato e outros processos de Lula é alvo

No dia 20/12/2009 o jornal El País, da Espanha, publicou uma matéria enumerando os cinco hipócritas de 2009. O Presidente Lula da Silva foi um deles. E o autor da matéria enumera as contradições que lhe deram este “título”.

 Transcrevo, abaixo, parte desta matéria. Quem desejar ler a matéria original encontrará o em https://elpais.com/diario/2009/12/20/internacional/1261263607_850215.html

Moisés Naím

Cinco hipócritas de 2009

Moisés Naím 20/12/2009

Rever algumas das mais flagrantes hipocrisias dos poderosos do mundo é instrutivo. Revela as tendências globais, as contradições e as vulnerabilidades das elites da moda. É por isso que eu decidi oferecer a minha lista muito pessoal e subjetiva de algumas dos grandes hipócritas de 2009.

1. Banqueiros.
2. Tony Blair.
3. Os homens líder do Partido Republicano.
4. Os juízes britânicos que emitiu o mandado de Tzipi Livni.
5. Lula da Silva. 

O Presidente do Brasil declarou que Hugo Chávez é o melhor presidente da Venezuela dos últimos 100 anos. Nunca ouvimos Lula falar das condutas autoritárias do seu amigo venezuelano, mas temos visto atacar furiosamente as recentes eleições em Honduras. E na mesma semana recebeu Mahmoud Ahmadinejad com todas as honras, cuja vitória eleitoral também é questionada. O que tiveram as eleições no Irã que as de Honduras? Tiveram uma enorme fraude, morte, tortura e brutal repressão ordenada pelo governo de Ahmadinejad. O afável líder brasileiro parece não haver tomado conhecimento.

Nenhum comentário: