sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

O transporte de mercadorias e de gente em futuro próximo

O CEO mundial da Scania esteve aqui em São Paulo e deu uma entrevista para a ISTOÉ DINHEIRO. Descreveu os projetos que o setor de caminhões tem desenvolvido e de como serão os caminhões daqui a trinta anos. O que chamou a atenção é a perspectiva de nestas três décadas não se usar mais combustíveis fósseis, mas a eletricidade e combustíveis alternativos, como etanol, biodiesel, entre outros.
O que nos leva a pensar será as novas formas de financiamento. Desde que adquiri a primeira impressora jato de tinta notei que as fabricantes de impressora eram fabricantes de tinta e laser fabricavam impressoras para vender tinta e toner. O projeto da Scania – e certamente das demais montadoras de veículos – não é mais vender veículos, mas vender quilômetros rodados. A empresa (Scania, é lógico) oferecerá um financiamento de quatro anos e com toda a manutenção. O cliente ficará com as despesas de motoristas e combustíveis.
Podemos inferir que as montadoras  terão o controle do transporte de mercadorias e de gente (o projeto inclui ônibus) e a logística. E interferirá, de forma direta, nos países produtores de combustíveis, hoje na sua maioria com governantes autoritários. Ditatoriais, melhor falando.
Para melhor informações, ler a entrevista no link abaixo.
https://www.istoedinheiro.com.br/nao-queremos-mais-usar-combustiveis-fosseis/

Nenhum comentário: