quinta-feira, 15 de maio de 2014

Desta vez Lula está com a razão

É fácil entender FHC porque ele mais escreve do que fala; registra as suas ideias. Mas nem sempre ele é entendido porque avulta o analfabetismo funcional. Mas este é outro assunto, para outro momento. Quanto a Lula é difícil de entender as suas ideias porque não escreve e a cada discurso expressa uma ideia. E como, tal como o grande chefe, que ninguém o contesta, não se importa com a coerência da sequência das suas ideias em suas exposições.

A militância e os escritores de pena alugada se exasperaram com a entrevista de Ney Matogrosso em Portugal, na mesma emissora que Lula, semanas antes, havia dado uma entrevista. Foram declarações diametralmente opostas. Como falei acima, Lula é incontestável, ninguém contestou a descrição do Brasil que só existe na cabeça de Lula. E ninguém colocou em dúvida a sua capacidade de análise política, ao contrário de Ney Matogrosso, que passou a ser apresentado como um artista medíocre comparado a outros artistas como Chico Buarque e Gilberto Gil. Estes dois artistas são alinhados à troika petista, diferente de Ney Matogrosso. Logo, foi duramente atacado pela militância. E também pelos para-militantes. Todos eles, no entanto, são cidadãos com direito de expor as suas ideias, que poderão ser consideradas bobagens, só que umas são a favor do grupo que está no poder e o outro contra. Como a militância é aguerrida e sustentada ideologicamente - e talvez materialmente – pelo grupo que está no poder, é fácil prever como serão (e como foram) os ataques.

Estes comentários foram inspirados no artigo de Aloisio de Toledo César, “Desta vez Lula está com a razão”. Ou seja, o julgamento do mensalão foi político, 80% político, pois se não fosse ele estaria na Papuda, atrás das grades, junto aos seus companheiros e homens de confiança. O autor do artigo sabe o que fala, pois é juiz aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Disponível em http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,desta-vez-lula-esta-com-a-razao,1160447,0.htm . Acessado em 15/05/2014.

Nenhum comentário: