quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Até onde vai a calunia e a falta de decência.

 Estamos às vésperas ao dia de votação do segundo turno das eleições de 2014. A falta de decência da campanha petista já era evidente no processo de desconstrução da candidata Marina Silva. Mas houve uma surpresa (para a campanha petista): o aparecimento de Fernando Henrique Cardoso sendo entrevistado e opinando. FHC é um intelectual, no sentido lado do termo; a sua produção está à vista de todos. Basta ler. E se ler joga-se por terra declarações mentirosas dos marqueteiros petistas. Ou, mas especificamente, das agências goebbelsianas do PT. 

Uma das últimas: É preciso que se diga algumas coisas sobre este sujeito oportunista e lambe-botas/capacho. 1. Só se tornou professor da USP graças a Florestan Fernandes que lhe apoiou, sem isto não teria ingressado na USP; 2. A ‘tese’ de doutorado defendida por FHC é uma versão de um relatório encomendado pela CEPAL (ONU) elaborado por Enzo Faletto e FHC. Portanto, este embusteiro não deveria falar nada... é uma fraude.”

Quem postou isto foi um ex-aluno. No dia do professor. Vários dos meus alunos aparecem nas redes sociais, grande parte deles já doutores, muitos deles com posicionamentos políticos diversos aos meus, mas nunca vi postarem algo que trombasse com os seus conhecimentos. Este não feriu a mim, mas ele próprio.

Em primeiro lugar, que conheceu Florestan Fernandes sabe que nunca facilitou a ninguém em seus trabalhos e muito menos em realização de teses. Florestan Fernandes foi um  homem decente.

Em 1949 o antropólogo brasileiro Arthur Ramos foi eleito diretor do Departamento de Ciências Sociais da UNESCO, onde desenvolveu o Projeto UNESCO no Brasil. Logo após o término da II Grande Guerra houve um encontro de intelectuais de várias áreas (antropologia, sociologia, biologia, etc .) para discutir a questão racial, um dos motivos que levou a Alemanha Nazista à discriminação de vários tipos raciais, como todos conhecemos, a história nos conta. Decidiu-se realizar uma pesquisa em grande extensão num país onde houvesse uma coexistência racial. Hoje pode-se discutir esta ideia, mas era o pensamento há pouco mais de 60 anos. E o Brasil foi o escolhido.

Quem tinha condições de desenvolver uma pesquisa deste vulto, naquele momento? As pessoas em condições de tal empreendimento estavam na USP e a liderança da pesquisa foi entregue aos professores Roger Bastide e Florestan Fernandes. Vários auxiliares de ensino, professores recém-formados, ingressaram no projeto. Octavio Ianni fez pesquisa em Curitiba, Fernando Henrique Cardoso em Porto Alegre, Fernando Henrique e Ianni pesquisaram em Florianópolis, Oracy Nogueira em Itapetininga. E muitos outros. Estes trabalhos constituíram-se em teses de doutorado. “Metamorfose do escravo” foi a tese de doutorado de Octavio Ianni e “Capitalismo e escravidão no Brasil meridional - O negro na sociedade escravocrata do Rio Grande do Sul” foi a tese de doutorado de Fernando Henrique.

Fernando Henrique escreveu um trabalho em parceria com o sociólogo chileno Enzo Falleto, “Dependência e Desenvolvimento na América Latina: Ensaio de Interpretação Sociológica”. Um trabalho de grande repercussão fora da América Latina.

 O que muito me admira é de um licenciado em Ciências Sociais pela Unesp, que participou se uma semana de estudos de Florestan Fernandes na Unesp de Marília e que Fernando Henrique, ainda Senador esteve presente, escrever – ou retransmitir – algo escrito por algum beleguim petista contra a honra de dois intelectuais, um deles sem poder se defender porque já falecidos. Os arranjos feitos entre a companheirada não são feitos entre intelectuais sérios. Florestan Fernandes filiou-se ao PT, mas nunca foi um “companheiro”.

Luiz Antonio Souza
  - É preciso que se diga algumas coisas sobre este sujeito oportunista e lambe-botas/capacho. 1. Só se tornou professor da USP graças a Florestan Fernandes que lhe apoiou, sem isto não teria ingressado na USP; 2. A "tese" de doutorado defendida por FHC é uma versão de um relatório encomendado pela CEPAL (ONU) elaborado por Enzo Faletto e FHC. Portanto, este embusteiro não deveria falar nada...é uma fraude.
 Mauro Cherobim  - Luiz Antonio, vc não sabe o que está falando. Não fale besteiras. Principalmente a você como sociólogo. Seja petista, mas pense antes de falar estas besteiras.


Pertencer a um partido político não autoriza perder a decência.

Nenhum comentário: