domingo, 19 de outubro de 2014

Nós e a última flor do Lácio

Outro dia publiquei um comentário desculpando-me  para com os meus parentes e amigos por não enviar os meus votos de felicidades. Mas eu sempre enviei os meus votos de felicidades, expressei as minhas s saudades com certo complexo de culpa. Quando eu fazia os meus cursos de mestrado e de doutorado (agora isto foi “gerundiado” para mestrando e doutorando, transformados em titulação. O que você é? Mestrando...) o meu orientador falava que eu escrevia em italiano com palavras em português. Claro, nasci e me criei no Central, um núcleo de colonização italiana, da colônia Nova Itália, em Morretes. Entrei por um caminho para aprender escrever em português. Claro que com palavras em português. Imagino que é daí que me aparecem estes complexos de culpa.

 

Outro dia um ex-aluno, hoje petista ferrenho de politicamente correto nos estreitos limites de pensamento do seu partido, falou que eu sempre fui um tucano disfarçado. Eu já era tucano antes de existir o partido que tem como símbolo o tucano. Ah, estes desejos de reescrever a história como balsamos aos erros políticos! Assim sendo, aos olhos petistas eu sou politicamente incorreto porque leio a Revista Veja. Mas não leio somente a Veja. Leio outras coisas. Leio até Carta Capital. E ainda recebo Carta Maior, leituras de cabeceiras do núcleo duro do PT, mas que a gente do núcleo mole também lê para se manter in. E foi lendo Veja que encontrei a origem da palavra candidato.

 

As palavras candidato e cândido têm origem comum.  Candidatus queria dizer “vestido de branco”, pois ele deveria se apresentar candidus, isto é, imaculado, puro. Quanta pureza vemos e ouvimos da incumbente ( ou incumbenta) falando mentiras e o desafiante chamando-a de mentirosa. Diálogos imaculados. Puros.

 

Voltando ao início da prosa, diz a boa regra que não pode haver plural para  os substantivos abstratos. Tem lógica. Como poderei sentir mais de uma saudade de alguém? Como poderei desejar felicidades. Felicidade e saudades e sei lá mais o quê, são uma só. Com o terei duas saudades de alguém?

 

As palavras que comentei encontram-se no link abaixo. E aqui fico com os meus desejos (Epa! Mais um substantivo abstrato no plural...) de escrever em português com palavras em português.  Chegarei lá?

 

 

Nenhum comentário: