quarta-feira, 3 de junho de 2015

Pedido em o primeiro “d”.

Minha filha fez um pedido de esfiha e eu fui á portaria busca-la.  Na caixa havia um quadrado e no seu interior escrito “pedido”. As minhas lembranças voaram no tempo e me levaram para a década de setenta e à uma faculdade de uma cidade do interior, onde eu lecionei da década de setenta.

A faculdade fazia parte de uma fundação educacional municipal e o seu diretor era um velho professor de história do principal colégio da cidade. E também era advogado.

A quase totalidade dos professores era de fora.  Maior parte da capital. Uma parte da capital, mas ligado à uma faculdade pública que mais tarde passou a fazer parte da Unesp. Também havia alguns professores de Botucatu e de Bauru.

Isto parecia inibir o diretor, pois era gente com uma outra mentalidade, trazendo coisas novas, com uma nova visão de mundo. E também havia professores de história.

Os seus alunos da cidade diziam que todas as suas aulas estavam num caderninho que o acompanhavam desde o início da sua carreira. Muitos pais e mães estudaram história por este caderninho e os filhos também. Se ventasse na sala de aula o caderninho poderia se desmaterializar.

Diziam que era um professor austero. Muitas vezes precisei conversar com ele e comecei a sentir que esta sua austeridade era inibição. Os outros professores diziam não gostar dele por ser soberbo, não conversava com os professores. Quando havia reunião de professores não ia o diretor, mas o presidente da Fundação. Provavelmente isto aumentasse a sua inibição. Quando passei a entender o diretor conseguia conversar com ele.  Mas os outros professores tinha prevenção contra ele. Não só os professores tinham prevenção, mas também os funcionários. Inclusive o secretário. Quando eu chegava na faculdade chamava-me para contar as fofocas.

A mesa do diretor sempre estava cheia de processos para despachar, todos datilografados. Num dos despachos, ao datilografar, o primeiro “d” de pedido não foi grafado e assim o processo foi arquivado: Defiro o peido da candidata. Em...


Nenhum comentário: