domingo, 15 de março de 2015

As manifestações de 15 de março

A população se tornou um efetivo agente político. As atuais tecnologias de comunicações, possibilitando as redes sociais, SMS, WhatsApp, celulares, etc., convocar manifestações. Assustam os poderes políticos. A imprensa tem publicado recomendações  de políticos recomendando moderação, demonstrando muita preocupação.

Marina diz que impeachment não é apropriado e que aceita o resultado das eleições. Dilma declara que defende a livre manifestação, mas pede que não haja violência. A MAV do PT distribuiu uma “informação” de que o PSDB (sempre o PSDB!) está apavorado porque a manifestação de oposição à Dilma fora um fracasso.  Um dia antes da manifestação!

O impeachment  é legal. É lei de 1950 e é constitucional. E é um julgamento político. A manifestação poderá pedir o impedimento quanto quiser, mas isto é atribuição do Congresso. Mas demonstra uma insatisfação com o atual governo.

Já se discutiu a segurança das maquinas de votação. Ela é de primeira geração usada somente no Brasil e na Índia. A fabricante é norte-americana e foi proibida de fabricar estas máquinas no seu país. Mas estas discussões pararam; a discussão, agora é outra: A candidata Dilma mentiu e está fazendo tudo o que seria feito pelo adversário. Os seus estrategistas deveriam ter previsto o que aconteceria após as eleições, resultado da sua gestão abaixo da crítica. Péssima. Os eleitores, inclusive os que votaram na candidata, sentem-se ludibriados, vítimas de um estelionato eleitoral. Todos já tinham conhecimento das investigações acerca da corrupção da Petrobras, com desvios de fortunas e parte delas para financiar as eleições.

Esta manifestação é extrapartidária, organizada pela população. Não tem por trás dela nenhuma instituição, como houve no dia/03 (sexta-feira), financiada pela Central Única dos Trabalhadores. Ligada ao Partido dos Trabalhadores.

Em resumo, o Partido dos Trabalhadores e o Planalto do Planalto temem uma manifestação fora do seu controle. Também  há o temor que os black blocs voltem a ser contratados para praticar violência para que a manifestação não tenha prosseguimento. Pode ser que não depois que provocaram a morte de um cinegrafista de uma emissora de TV. Os autores da morte estão presos à espera de julgamento.

Mesmo que a manifestação não tenha um número de participantes que se espera, certamente ela terá uma larga divulgação e pesados efeitos políticos no atual governo.


Vamos esperar. Como será a nossa segunda feira?

Nenhum comentário: