sexta-feira, 13 de março de 2015

O número 13 e a Extrema Unção

13 de março de 1964, sexta-feira. 13 de março de 2015, sexta feira.

O comício da Central do Brasil hoje completa 51 anos. Este comício foi a extrema unção do governo Goulart.

As Centrais sindicais de 1964 organizaram o comício para defender o governo de Joao Goulart  e as Centrais sindicais de 2015 organizam uma manifestação em defesa do governo Dilma. Lá e cá, uma sexta feira. Lá e cá, um governo moribundo.

O número 13 é cabalístico. Nas duas datas junta-se a um dia da semana também cabalístico: sexta feira. 13 é o número do PT na justiça eleitoral e 13 é o numero da Vara Criminal da Justiça Federal que julga as lambanças do PT nestes seus 13 anos de gestão.

31 é o inverso de 13. Foi a data de um golpe.  Hoje vivemos num estado do direito. Poderá haver um quarto impeachment na história republicana? Sim, quatro. Vamos rememorar. A lei do Impeachment é de 1950, quando o Presidente era Eurico Gaspar Dutra. Os dois primeiros impeachments foram após a morte de Getúlio. Estava uma bagunça política danada, para se manter a ordem constitucional Marechal Lott tirou a espada e impediu Café Filho e Carlos Luz e assumiu a presidência Nereu Ramos. O terceiro não chegou acontecer; Collor renunciou antes de ser impedido. O que teremos agora? Uma renúncia ou um impedimento?

Não sou supersticioso. Aponto somente as coincidências.

Há meio século mais um ano havia uma utopia: falava-se numa república sindicalista; hoje os sindicatos defende um governo que corta benefícios trabalhistas numa gestão inventada por um sindicalista.

Haverá a possibilidade de uma ressurreição?


Nenhum comentário: